Blefaroplastia
setembro 9, 2014

Esta cirurgia está indicada principalmente para aqueles pacientes que tem sobra de pele no abdome que pode ser após a gravidez ou após grandes perdas de peso. Existem basicamente dois problemas nesses casos, um é a própria sobra de pele e o outro é a eventual flacidez dos músculos abdominais. Para cada caso existe uma técnica específica e os prós e os contras de cada técnica devem ser discutidos com o paciente caso a caso.


O pré-operatório :

Nesta cirurgia o pré-operatório tem papel importante para que possa ser definida com o paciente a melhor técnica para o seu caso. Como existem várias maneiras de realizar a cirurgia é importante que o paciente esclareça todas as dúvidas no momento da consulta para que o resultado seja o esperado para o caso. No mais o pré-operatório é como em qualquer cirurgia onde são solicitados exames para que se possa avaliar o estado de saúde do paciente. Alguns aspectos importantes devem ser observados. O principal dele cabe aos pacientes fumantes. De um modo geral, pacientes fumantes tem dificuldade para cicatrização de pele e portanto o cigarro deve ser evitado em um período de 15 dias antes da cirurgia e 15 dias após a cirurgia. Isto reduz muito a chance de dificuldades de cicatrização nestes pacientes. Outro aspecto diz respeito ao repouso no pós-operatório. Pacientes que se submetem a abdominoplastia devem ficar pelo menos uma semana em repouso relativo evitando esforços como dirigir, subir e descer escadas com frequência e outros do dia a dia. Após uma semana o cirurgião irá orientar quanto aos movimentos que você pode realizar.


A cirurgia

A cirurgia consiste basicamente em retirar o excesso de pele, reaproximar os músculos do abdome quando estes estiverem separados devido a gravidez e de modelar a área da cintura através de lipoaspiração. Muitas são as técnicas que podem ser usadas para realizar estes procedimentos e seu cirurgião irá orientá-la quanto a melhor para o seu caso. A anestesia utilizada na maior parte dos casos é a peridural, que é semelhante à usada na cesárea. O procedimento leva em torno de 3 horas e o paciente recebe alta no dia seguinte.


Pós-operatório :

Deve ser guardado repouso relativo na primeira semana de cirurgia, o seu cirurgião irá orientá-la quanto a isso. A drenagem linfática deve ser realizada após a cirurgia para reduzir o edema (inchaço) no pós operatório e a hora de começar será determinada pelo cirurgião. Após 15 dias em média o paciente pode retornar as suas atividades do dia a dia. O resultado final só será observado após 3 a 4 meses da cirurgia e o sol deve ser evitado neste período para evitar manchas na pele.


Complicações :

Podem ocorrer principalmente hematomas, seromas, infecção e dificuldades de cicatrização mas de um modo geral são bastante raras hoje em dia. Quaisquer problemas na cirurgia devem ser comunicados ao seu cirurgião para que possam ser tomadas as providências necessárias.